Sociologia na UAlg

29.9.06

Leituras...


Elites, Sociedade e Mudança Política

Organizadores: António Costa Pinto e André Freire
Editora: Celta Editora, Oeiras
Ano de edição: 2003

As sociedades democráticas modernas são fundamentalmente regimes representativos. Por isso, os critérios de recrutamento e selecção das elites políticas são um indicador fundamental da qualidade da representação política, para além de que constituem um teste crucial à democraticidade interna dos partidos políticos em matéria de recrutamento. Mas o estudo das elites abarca o topo da hierarquia social em diversos outros campos. Em qualquer caso, o estudo dos critérios de recrutamento, dos perfis, das atitudes e comportamentos das elites é fundamental para perceber o funcionamento dos sistemas sociais e políticos.

28.9.06

Centro de Estudos de Antropologia Social


"20 anos de Antropologia em Portugal"

O Centro de Estudos de Antropologia Social foi criado em 1986 sob a forma jurídica de associação sem fins lucrativos, com o objectivo de promover a investigação, o debate e a divulgação da produção científica na área da Antropologia. O CEAS tem como instituição de acolhimento o ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, de Lisboa – e agrupa actualmente cerca de 300 sócios.

http://ceas.iscte.pt/index.php

25.9.06

Apresentação pública IMPACTUR



Apresentação pública do projecto de I&D "IMPACTUR – Indicadores de Monitorização e Previsão da Actividade Turística".

No próximo dia 28 de Setembro de 2006 (quinta-feira) será apresentado ao público o
site "IMPACTUR – Indicadores de Monitorização e Previsão da Actividade Turística", desenvolvido pela Universidade do Algarve / Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo. A sessão decorrerá no salão nobre do Ministério da Economia e Inovação, em Lisboa. Conta com intervenções do Presidente do Instituto de Turismo, Reitor da Universidade do Algarve, Coordenador do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve e será encerrada por S. Exª o Secretário de Estado do Turismo.


http://www.esght.ualg.pt/impactur/ (a partir de 28/9)

Coordenador: Prof. Doutor Fernando Perna
(ciitt@ualg.pt)

23.9.06

Debate



Programa Debate Nacional sobre Educação
"Ensino Superior e Desenvolvimento Regional"


18 de Outubro de 2006

http://www.ualg.pt/gre/anuncios/2006/programa_Debate_Nacional_AAUALG.pdf

19.9.06

Uma Verdade Inconveniente


Estreou esta quinta-feira em Portugal "Uma Verdade Inconveniente", um documentário sobre as alterações climáticas, conduzido pelo antigo vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

Trata-se também, obviamente, de um filme eminentemente político, ou não fosse o protagonista o candidato derrotado nas eleições norte-americanas, em 2000, face a George W. Bush. Derrotado nas eleições e não necessariamente nas urnas, Al Gore tem consciência da sua situação e sabe que isso lhe dá poder.

Realizado por Davis Guggenheim, o filme tem como ponto de partida precisamente o livro em que Al Gore expõe as suas preocupações quanto ao aquecimento global e explica como o tema se tornou central na sua vida. O resultado foi provavelmente o documentário "mais aterrador que alguma vez verá" - é pelo menos isso que os intervenientes desejam. Porque a ser verdade aquilo que o filme diz, esta é uma verdade, no mínimo, inconveniente.

in Sic Online

17.9.06

P. Bourdieu e o estudo da Identidade Nacional

José Manuel Sobral

Pierre Bourdieu nunca se dedicou propriamente ao estudo das nações ou do nacionalismo, e por isso quase não encontramos referências à sua obra na bibliografia sobre estes temas, ao contrário do que sucede quando tratamos da educação, das classes sociais, dos estilos de vida, do gosto, da arte, da família (grupo doméstico), ou mais genericamente de questões de teoria social. Que motivos me conduziram então a esta reflexão?

http://www.ics.ul.pt/publicacoes/workingpapers/wp2005/wp2005_6.pdf#search=%22Bourdieu%20e%20a%20Identidade%20Nacional%22

13.9.06

OCDE Factbook 2006


Economic, Environmental and Social Statistics

OECD Factbook 2006 is the second edition of a comprehensive and dynamic new statistical annual from the OECD. More than 100 indicators cover a wide range of areas: economy, agriculture, education, energy, environment, foreign aid, health and quality of life, industry, information and communications, population/labour force, trade and investment, taxation, public expenditure and R&D. Data are provided for all OECD member countries with area totals, and for selected non-member economies.

http://caliban.sourceoecd.org/vl=10329575/cl=12/nw=1/rpsv/factbook/

12.9.06

9.9.06

MIT-Portugal a 11 de Outubro

Governo e Massachusetts Institute of Technology (MIT) assinam a 11 de Outubro o acordo de parceria para as áreas de gestão e engenharia.

O programa MIT-Portugal envolve centros de investigação, docentes, investigadores e alunos na forma de consórcios entre escolas de engenharia, faculdades de ciências e tecnologia e escolas de economia e gestão em sete universidades portuguesas, incluindo empresas, laboratórios associados e estatais. O Governo assinou a 25 de Fevereiro um acordo de colaboração com o MIT que, segundo declarações do primeiro-ministro, na altura, visa a internacionalização do conhecimento português e pô-lo ao serviço do crescimento económico do país.

O acordo na área de engenharia, que será coordenado no MIT pela divisão de sistemas de engenharia [engineering systems division] e envolve várias escolas do sector, será desenvolvido com base em quatro segmentos: engenharia de concepção e sistemas avançados de produção industrial, sistemas de energia, sistemas de transporte e sistemas de bio-engenharia.

Na área da gestão, o projecto de colaboração, que será coordenado pela Sloan School of Management, será lançado com o desenho e preparação de um programa de MBA, de âmbito internacional. Para este ano está previsto o lançamento de um programa de seminários de doutoramento.

“Estas actividades envolverão várias escolas de economia e gestão, de forma a contribuir para criar as massas críticas necessárias na sequência das recomendações do próprio relatório do MIT”, segundo o Governo. Este acordo insere-se no âmbito das novas parcerias internacionais em ciência, tecnologia e ensino superior, que estão incluídas nas metas do Plano Tecnológico.


Jorge Cabaço

7.9.06

Curso de Formação

Metodologia de construção de indicadores de avaliação de projectos

Duração e calendarização:
Duração: 14 horas
2 sessões: 27 e 28 de Setembro
Horário 9,30h às 13h - 14,30h às 18h

Prazo de inscrição/pagamento: 13 de Setembro

Departamento de Sociologia
Tel.: +351 22 607 7190/ 100Fax: +351 22 607 7190
E-mail: fec@letras.up.pt
Gabinete de Formação e Educação Contínua da FLUP
Tel.: 226077165 E-mail: <gfec@letras.up.pt>

6.9.06

Municípios, Sustentabilidade e Qualidade de Vida



Este estudo visava debater e propor linhas de orientação para a criação de um sistema de indicadores estatísticos de monitorização da qualidade de vida nos municípios portugueses do Continente. Este dispositivo é considerado de grande relevância não
apenas para decisores políticos e técnicos dos vários domínios relacionados com a qualidade de vida das populações, mas também para os cidadãos em geral. O sistema de
indicadores deverá constituir, para decisores e cidadãos, um instrumento que, permitindo medir, acompanhar e avaliar a evolução da qualidade de vida ao nível local, suscite
tomadas de decisão e definição de prioridades mais fundamentadas.

http://observa.iscte.pt/docs/prot_Municípios%20e%20Qualidade%20de%20Vida%20%20_ISCTE_.pdf#search=%22municipios%2C%20sutentabilidade%20e%20qualidade%22

4.9.06

Redução de Riscos e Gestão da Crise


Redução de Riscos e Gestão da Crise - Seminário Internacional na Universidade Nova de Lisboa


Lisboa recebe nos próximos dias 26 e 27 de Outubro de 2006 um seminário internacional enquadrado no âmbito do projecto Cidades contra o Terrorismo, do FESU (Fórum Europeu de Segurança Urbana). A organização está a cargo da Socinova, Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Atlântica, contando com o patrocínio da União Europeia.

O terrorismo coloca sérias ameaças à segurança das sociedades democráticas e aos direitos liberdades e garantias dos cidadãos. Torna-se, assim, imprescindível encontrar as respostas adequadas e concertadas a esta ameaça global das sociedades contemporâneas. O presente Seminário enquadra-se num conjunto de reuniões a realizar em várias cidades europeias, que visam promover a reflexão sobre o fenómeno do terrorismo actual e a análise de práticas e métodos para redução dos riscos e dos impactos de uma eventual ameaça terrorista.

Programa:
http://www.fesu.org/fesu/upload/pdf/CAT_programe_Lisbon_PT.pdf#search=%22Redu%C3%A7%C3%A3o%20de%20Riscos%20e%20Gest%C3%A3o%20da%20Crise%22

1.9.06

Relatório: Infra-estruturas tecnológicas


As Infra-estruturas Tecnológicas no Sistema Nacional de Inovação - Evolução 1996-2005, 2006, Agência de Inovação

http://www.adi.pt/2300.htm


 
Who links to me?