Sociologia na UAlg

9.9.06

MIT-Portugal a 11 de Outubro

Governo e Massachusetts Institute of Technology (MIT) assinam a 11 de Outubro o acordo de parceria para as áreas de gestão e engenharia.

O programa MIT-Portugal envolve centros de investigação, docentes, investigadores e alunos na forma de consórcios entre escolas de engenharia, faculdades de ciências e tecnologia e escolas de economia e gestão em sete universidades portuguesas, incluindo empresas, laboratórios associados e estatais. O Governo assinou a 25 de Fevereiro um acordo de colaboração com o MIT que, segundo declarações do primeiro-ministro, na altura, visa a internacionalização do conhecimento português e pô-lo ao serviço do crescimento económico do país.

O acordo na área de engenharia, que será coordenado no MIT pela divisão de sistemas de engenharia [engineering systems division] e envolve várias escolas do sector, será desenvolvido com base em quatro segmentos: engenharia de concepção e sistemas avançados de produção industrial, sistemas de energia, sistemas de transporte e sistemas de bio-engenharia.

Na área da gestão, o projecto de colaboração, que será coordenado pela Sloan School of Management, será lançado com o desenho e preparação de um programa de MBA, de âmbito internacional. Para este ano está previsto o lançamento de um programa de seminários de doutoramento.

“Estas actividades envolverão várias escolas de economia e gestão, de forma a contribuir para criar as massas críticas necessárias na sequência das recomendações do próprio relatório do MIT”, segundo o Governo. Este acordo insere-se no âmbito das novas parcerias internacionais em ciência, tecnologia e ensino superior, que estão incluídas nas metas do Plano Tecnológico.


Jorge Cabaço


 
Who links to me?