Sociologia na UAlg

22.8.06

Portugal rural


ONU: Portugal é o segundo país mais rural da União Europeia

Relatório mostra tendência de urbanização crescente

Portugal é o segundo país mais rural da União Europeia (UE), mas é também um dos países com as mais elevadas taxas de crescimento urbano, revela um relatório do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) relativo a 2003.
O relatório "O Consenso do Cairo Dez Anos Depois: População, Saúde Reprodutiva e Esforços Mundiais para Acabar com a Pobreza", que vai ser apresentado hoje, mostra que, no ano passado, a percentagem da população urbana em Portugal era de 55 por cento. Na Eslovénia 51 por cento da população vivia nas cidades, o que torna este novo membro da UE no país com maior índice de ruralidade.

No extremo oposto da lista estão a Bélgica (97 por cento dos seus cidadãos viviam nas cidades), o Reino Unido (89 por cento) e a Alemanha (88 por cento).
O documento do UNFPA contabiliza também a taxa de crescimento urbano para o período 2000-2005 e mostra que Portugal apresenta uma das maiores taxas de conversão da população às cidades (1,1 por cento), só ultrapassada pela Holanda (1,3 por cento) e pela Irlanda (1,5 por cento).
Na maioria dos países da UE a taxa de crescimento encontra-se perto do zero. Mas há casos, como os da Estónia e Letónia, em que o crescimento é negativo, o que indicia que as populações estão a voltar ao campo.


 
Who links to me?