Sociologia na UAlg

6.10.05


A Bandeira de Portugal

Temos assistido em Portugal a algumas manifestações de patriotismo (todos nos lembramos do Verão do Euro 2004). Contudo, estas manifestações têm tido 'curta duração'!
No dia em que se comemoram 95 anos da Implantação da República Portuguesa vale a pena lembrar o significado e os símbolos da Bandeira de Portugal:

As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.
Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
O verde representa a cor do mar alto que os portugueses foram os primeiros europeus a sulcar. (A crença popular identifica o verde com a cor dos prados de Portugal ou associa à esperança).
O vermelho representa o sol feérico e incandescente nascendo e declinando sobre as proas e as popas das valorosas caravelas portuguesas, cujo império, pela primeira vez na história do mundo abrangia todo o globo. (A crença popular atribui ao vermelho a cor do sangue dos heróis e mártires portugueses).

Viva a República! Viva Portugal!

Ana Rita Cruz


 
Who links to me?