Sociologia na UAlg

13.10.05


Ainda sobre as autárquicas...

O fenómeno da abstenção em Potugal tem vindo, cada vez mais, a ganhar contornos de 'normalidade'. Apesar das percentagens elevadas em cada acto eleitoral, este fenómeno é cada vez menos discutido.
No passado dia 9 de Outubro os portugueses foram chamados às urnas para decidirem o futuro das suas Autarquias. A percentagem total de abstenção foi de 39,03 para o território nacional.
No distrito de Lisboa a abstenção foi de 46,95%, assemelhando-se às últimas eleições Autárquicas, em 2001 (47,38%).
Parece-me que esta questão não tem sido devidamente comentada!
Se compararmos o nível de instrução do distriro de Lisboa com outros distritos do país, verificamos que Lisboa é um distrito claramente em vantagem. Se pensarmos que os eleitores do distrito de Lisboa se encontram mais próximos da Decisão Política (do que todos os outros) esta situação torna-se ainda mais bizarra.
Poderiamos associar este fenómeno a variadas questões: a desconfiança política e conformismo gerados pelo contexto económico, ou até às condições atmosféricas!
Mas o importante a salientar é que continuam a registar-se elevados números de abstenção que indicam (por um motivo ou por outro) o desinteresse dos cidadãos. Penso que deveriamos debater mais este problema, e acima de tudo arranjar soluções para combatê-lo, e não torná-lo invisível.
Se assim não fôr, de que adiantam as eleições? Para quê a Democracia?

(Dados: STAPE - Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral)

Ana Rita Cruz


 
Who links to me?