"A União Europeia, segundo o Protocolo de Quioto, tem de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 8% no período de 2008 a 2012.
Que estratégias a adoptar? O esforço é comum a todos os Estados-membros? Quais as repercussões caso não consigamos vencer esta batalha? Podemos ou devemos negociar quotas de emissões? Se as variações climáticas dependem de um sistema complexo global, as pretensões locais, regionais, nacionais ou mesmo Europeias podem fazer a diferença?
O Clima da Terra sofre alterações naturais periódicas de forma constante e previsível, no entanto alguns fenómenos naturais de cariz pontual ou aleatório poderão ter efeitos a nível climático, ainda que numa escala espaço-temporal menor. Infelizmente o poder da Natureza não tem actuado sozinho.
As Alterações Climáticas são uma realidade para a qual a Humanidade tem oferecido um forte contributo. A comunidade científica tem sido implacável na construção de um consenso mundial em torno da gravidade do fenómeno ambiental das alterações climáticas. Na sua opinião, a causa destas alterações reside no aumento constante dos níveis de emissões de gases com efeito de estufa resultantes da actividade humana, e à relutância política em adoptar medidas preventivas e de mitigação.
As mudanças do comportamento climático, com tendência para se agravarem a um ritmo elevado nas próximas décadas, constituem um dos maiores desafios do século XXI devido às suas consequências no desenvolvimento económico, social e ambiental.
O Seminário do Algarve sobre Alterações Climáticas tem como objectivo difundir informação e suscitar o debate sobre as perspectivas para Portugal das Alterações Climáticas."
PROGRAMA
09h00 - Entrega de Documentação
09h30 - Sessão de Abertura
Professor Doutor Francisco Nunes Correia, Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR)
Eng. Francisco Leal, Presidente da Câmara Municipal de Olhão
Professor Doutor João Menezes, Presidente do ICNB – Instituto da Conservação da Natureza
Dr. João Alves, Director do Departamento de Gestão das Áreas Protegidas do Sul - ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB)
10h00 - Coffee break
10h30 - Painel 1- Alterações Climáticas, que políticas?
Moderador: Ricardo Garcia, Jornal Público
"Incentivos e medidas ao cumprimento do Programa Nacional para as Alterações Climáticas" Dr. Nuno Lacasta, Coordenador do Comité Executivo da Comissão das Alterações Climáticas (CAC)
"As políticas Internacionais e Europeias de combate às Alterações Climáticas e de enquadramento de economia do Carbono" Eng. Jorge Moreira da Silva, Consultor para a Ciência e Ambiente do Presidente da República
"Portugal e o Protocolo de Quioto – A Visão Ambientalista" Doutor Hélder Spínola, Presidente da Quercus – Associação Portuguesa de Conservação da Natureza
Debate
12h30 - Almoço
14h30 - Painel 2 - As Alterações Climáticas e o estado do Ambiente
Moderador: Gonçalo Pereira Rosa, National Geographic Portugal
"Como as Alterações Climáticas afectam a Biodiversidade" Doutor David Nogués-Bravo, Departamento de Biodiversidade e Biologia Evolutiva do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid (CSIC)
"A Climatologia do Atlântico Norte" Professor Doutor Eduardo Brito de Azevedo, Universidade dos Açores Coordenador do Projecto CLIMAAT Açores
15:30 - Coffee break
"Alterações Climáticas – Perspectivas de Futuro" Eng. João Pedro Nunes, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL)
"Realidade em Portugal – Cenários e Impactes Ambientais para o Algarve" Professor Doutor Filipe Duarte Santos, FC/UL, Coordenador do Projecto SIAM "Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures" (SIAM)
Debate
17:30 - Encerramento