"But if YouTube is the Invention of the Year, who exactly invented it? Let's be clear: we know who started it. That would be three twentysomething guys named Steve Chen, Chad Hurley and Jawed Karim. At a Silicon Valley dinner party one night in 2004 they started talking about how easy it was to share photos with your friends online but what a pain it was to do the same thing with video. So they did something about it. They hacked together a simple routine for taking videos in any format and making them play in pretty much any Web browser on any computer. Less than a year after its launch, YouTube has become a media giant in its own right. Hurley and Chen sold the company to Google for $1.65 billion. "
"Ao conceder-nos este prémio, o Comité Nobel Norueguês dá um importante apoio ao conceito de que a paz está directamente ligada à pobreza. A pobreza é uma ameaça à paz. A distribuição de rendimentos no mundo dá-nos uma história bem reveladora. Noventa e quatro por cento do rendimento mundial vai para 40 por cento da população enquanto sessenta por cento dessa população vive apenas com 6 por cento desse rendimento. Metade da população de todo o mundo vive com 2 dólares por dia. Mais de um bilião de pessoas vive com menos de um dólar por dia. Isto não é uma fórmula para a paz. O novo milénio começou com um grande sonho global. Líderes de todo o mundo juntaram-se nas Nações Unidas em 2000 e adoptaram, entre outros, o objectivo histórico de reduzir a pobreza em metade até ao ano 2015. Nunca na história do Homem um tão arrojado objectivo tinha alguma vez sido adoptado pelo mundo inteiro, numa só voz, quantificado e com prazo. Mas eis que acontece o 11 de Setembro e a guerra no Iraque e de repente o mundo desvia-se da perseguição deste sonho e os líderes mundiais do combate à pobreza para o combate ao terrorismo. Até agora, só pelos Estados Unidos da América já foram gastos mais de 530 biliões de dólares com a guerra no Iraque. Acredito que o terrorismo não pode ser vencido com acções militares. O terrorismo deve ser condenado com o mais duro dos discursos. Devemos erguer-nos firmemente contra ele e encontrar todos os meios para o combater. Devemos debruçar-nos sobre as causas do terrorismo para lhe podermos pôr um fim definitivo. Penso que consagrar recursos a uma melhoria de vida dos pobres é a melhores estratégia, melhor do que a compra de armas."
A tradicional escolha da revista Time para "Person of the Year", que este ano não é bem uma, mas todas as pessoas que constroem a era da Informação. No fundo pretende-se destacar todos aqueles que fazem da Internet um meio e uma parte das suas vidas (pessoais, profissionais, ...).
"The report concludes that "Out There" people are potential saviors of companies, because they are the people who are going to help companies succeed. "Out There" people are characterized as: Fast followers More flexible Open communicators Aspire to greatness Looking for new, innovative ideas In short – your future leaders"
Artigo a não perder do Committee of Concerned Journalists
"What do we as citizens have a right to expect from journalists? Based on five years of research--what we believe is the most comprehensive and systematic effort ever by journalists to define the common principles of the profession--the following constitute a consensus about what journalists must offer and what citizens should expect."
Trazemos até ao nosso blog mais um conteúdo multimédia - o Global Power Barometer - uma interessante iniciativa do Washington Post, em parceria com o Denver Research Group. O objectivo é traduzir em gráfico a opinião de prestigiados analistas relativamente ao poder de influenciar os acontecimentos mundiais por parte de cada um dos principais actores internacionais. Link de consulta obrigatória, actualizado todas as semanas.
«Florestas de Betão: Mobilidade e Residência na Área Metropolitana de Lisboa (1960-2001)» João Pedro Silva Nunes Universidade Nova de Lisboa Quinta-feira, 7 de Dezembro de 2006 Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (3º piso)
Espaço de partilha de informações, iniciativas, artigos e o que mais possa interessar aos estudantes de Sociologia e a outros 'navegantes' da blogosfera.
Participa neste blog!
Contributos para susana.laia@gmail.com