Sociologia na UAlg

8.4.06

"L'engrenage guerre-pauvreté"


No nº 352 do Le Monde, Laurence Caramel associava os fenómenos da guerra e pobreza, começando com um dado estatístico muito preocupante - 80% dos países menos avançados conheceram um conflito nos últimos quinze anos. Não menos dramático é o facto de na maior parte dos casos a natureza do conflito ser a guerra civil.
É na África sub-sariana que se concentra o foco de atenção da geografia da guerra, a nível mundial. O alerta decisivo para que a relação guerra-pobreza entrasse na agenda política internacional foram os massacres de 1994, no Ruanda. Desde então os ataques terroristas a 'capitais mundiais' (e as ameaças latentes) contribuiram para que as agendas para o desenvolvimento e a para segurança mundial se aproximassem.
A política externa norte-americana tomou a dianteira do debate da segurança mundial criando a noção de extended homeland security. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e outras organizações internacionais especializadas nas questões de desenvolvimento estão cada vez mais envolvidas nos processos de paz (o Banco Mundial, por exemplo, possui um fundo pós-conflito). No entanto, persistem os problemas de aplicação dos fundos no apoio ao desenvolvimento e entre "as promessas feitas nas conferências internacionais e a realidade, muitos zeros se evaporam".


Susana Cabaço


 
Who links to me?