Sociologia na UAlg

1.4.06

Ecoteca fluvial do Guadina


Segundo o Público online, "a embarcação de onze metros "Saramugo", transformada numa ecoteca fluvial equipada com instrumentos de observação e experimentação, vai começar amanhã a desvendar a fauna e flora do Baixo Guadiana, único sítio do mundo onde existe o peixe saramugo.
A viagem inaugural da ecoteca fluvial começa amanhã, às 15h00, no cais do antigo porto mineiro do Pomarão, no concelho alentejano de Mértola.
Joaquim Ferreira, da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), responsável pelo projecto, explicou hoje que esta primeira viagem, entre o Pomarão e Mértola, vai servir para apresentar a ecoteca.
Essencialmente vocacionada para a comunidade escolar, a ecoteca pretende "desenvolver, de forma lúdica, programas de educação ambiental que contribuam para a compreensão e conservação dos ecossistemas do Baixo Guadiana, relacionados com a dinâmica do rio e dos seus afluentes", explicou.
Nesse sentido, vai promover viagens regulares pelo Rio Guadiana, que atravessa Mértola e desagua no Atlântico, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha), também para "potenciar o turismo de natureza no território do Baixo Guadiana". Este território, em que o Rio Guadiana é "um elemento estruturante", integra o concelho alentejano de Mértola e os algarvios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António."


 
Who links to me?