Sociologia na UAlg

7.3.06

Curso de Medicina 'inovador'


Segundo a edição online do Diário Económico, a Universidade do Algarve entregou ao Governo uma proposta para criar um inovador curso de Medicina, que segue em muito o modelo canadiano de formação: só poderão candidatar-se ao curso alunos já licenciados e que demonstrem vocação para ser médicos.
O documento formal foi entregue ao ministro do Ensino Superior no final de Janeiro, e terá agora que ser avaliado pela comissão internacional sobre o ensino das ciências da saúde. Processo que poderá demorar alguns meses.
Esta foi uma das últimas decisões de Adriano Pimpão, reitor da Universidade de Algarve, que em breve irá passar a pasta ao seu sucessor, recentemente eleito – e é considerado um dos projectos mais importantes do reitor que está há oito anos na reitoria.
O curso prevê um “um modelo inovador do ponto de vista pedagógico, que crie médicos mais próximos do doente e com uma formação generalista”, afirmou Adriano Pimpão ao DE.
Para isso, o modelo escolhido é igual aos dos cursos de Medicina das universidades do Canadá e Holanda. Assim o curso “só receberá candidatos que tenham um 1º ciclo (licenciatura) numa outra área. Uma formação que deve estar relacionada com o curso, como é o caso da Biologia, Enfermagem ou Ciências Biomédicas. Além disso, os alunos terão que ter passado seis meses numa unidade hospitalar.


 
Who links to me?