Sociologia na UAlg

11.2.07

"Como democratizar a União Europeia?"

A propósito da leitura da (excelente) obra de Philippe C. Schmitter "How to Democratize European Union... And why Bother?" fiquei mais alerta para um paradoxo da construção e projecto europeu - um dos critérios de adesão ao 'clube' dos 27 Estados Membros é exactamente uma democracia representativa estável, por outro lado, podemos questionar o 'grau de democraticidade' das próprias decisões e funcionamento das instituições que representam mais de 400 milhões de cidadãos europeus.
Aceitamos que a ideia pode ser minimamente provocadora para os euro-entusiastas acríticos, mas a verdade é que continua muito por fazer ao nível da cidadania, representatividade e tomada de decisão. Independentemente do posicionamento de cada um acerca do projecto constitucional europeu, devemos questionar a pertinência - a nosso ver elevada - de reformas 'modestas' que possam levar a eventualmente a uma genuína democratização.


Post scriptum - Apesar das posições reflectidas neste pequeno 'post' a verdade é que a autora não tem uma posição euro-céptica (pelo contrário!). Por isso mesmo questiona o processo e características da actual União Europeia, considerando e enaltecendo a importância de muitos valores do projecto europeu.


 
Who links to me?