Sociologia na UAlg

28.7.07

Sócrates no Algarve

Segundo o Público, o primeiro-ministro garante que os dez novos empreendimentos turísticos aprovados para o Algarve, hoje apresentados em sessão pública, não contrariam o Plano Regional de Ordenamento do Território (Protal) e respeitam todas as normas ambientais. "O Protal é irrelevante para a aprovação destes projectos, pois nenhum teria deixado de ser aprovado se ele estivesse em vigor”, afirmou José Sócrates, confrontado com as críticas dos que acusam o Governo de ter adiado a publicação do plano para viabilizar os novos empreendimentos. José Sócrates sublinhou que os dez hotéis de luxo – classificados de Projectos de Interesse Público (PIN) – “representam um grande investimento” e “emprego para muita gente”, alguns dos quais “estavam empancados há mais de dez anos, para prejuízo do Algarve e da economia nacional”.

Durante a sessão pública, em Lagos, o primeiro-ministro defendeu a criação no Algarve de uma escola de turismo de referência internacional, e desafiou a universidade da região a associar-se à iniciativa. "Agora é o momento para tomar decisões e é da maior importância que se crie em Portugal uma escola de hotelaria de referência internacional e não vejo melhor sítio do que no Algarve", afirmou. O primeiro-ministro explicou que o objectivo é “pegar no que já existe [uma escola de hotelaria] e colaboração com a Universidade do Algarve torná-la numa escola de referência”.

23.7.07

Seminário no Algarve sobre Alterações no Algarve- 27 de Julho das 09h00 - 18h45

"A União Europeia, segundo o Protocolo de Quioto, tem de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 8% no período de 2008 a 2012.
Que estratégias a adoptar? O esforço é comum a todos os Estados-membros? Quais as repercussões caso não consigamos vencer esta batalha? Podemos ou devemos negociar quotas de emissões? Se as variações climáticas dependem de um sistema complexo global, as pretensões locais, regionais, nacionais ou mesmo Europeias podem fazer a diferença?
O Clima da Terra sofre alterações naturais periódicas de forma constante e previsível, no entanto alguns fenómenos naturais de cariz pontual ou aleatório poderão ter efeitos a nível climático, ainda que numa escala espaço-temporal menor. Infelizmente o poder da Natureza não tem actuado sozinho.
As Alterações Climáticas são uma realidade para a qual a Humanidade tem oferecido um forte contributo. A comunidade científica tem sido implacável na construção de um consenso mundial em torno da gravidade do fenómeno ambiental das alterações climáticas. Na sua opinião, a causa destas alterações reside no aumento constante dos níveis de emissões de gases com efeito de estufa resultantes da actividade humana, e à relutância política em adoptar medidas preventivas e de mitigação.
As mudanças do comportamento climático, com tendência para se agravarem a um ritmo elevado nas próximas décadas, constituem um dos maiores desafios do século XXI devido às suas consequências no desenvolvimento económico, social e ambiental.
O Seminário do Algarve sobre Alterações Climáticas tem como objectivo difundir informação e suscitar o debate sobre as perspectivas para Portugal das Alterações Climáticas."

PROGRAMA
09h00 - Entrega de Documentação
09h30 - Sessão de Abertura
Professor Doutor Francisco Nunes Correia, Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR)
Eng. Francisco Leal, Presidente da Câmara Municipal de Olhão
Professor Doutor João Menezes, Presidente do ICNB – Instituto da Conservação da Natureza
Dr. João Alves, Director do Departamento de Gestão das Áreas Protegidas do Sul - ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB)
10h00 - Coffee break
10h30 - Painel 1- Alterações Climáticas, que políticas?
Moderador: Ricardo Garcia, Jornal Público
"Incentivos e medidas ao cumprimento do Programa Nacional para as Alterações Climáticas" Dr. Nuno Lacasta, Coordenador do Comité Executivo da Comissão das Alterações Climáticas (CAC)
"As políticas Internacionais e Europeias de combate às Alterações Climáticas e de enquadramento de economia do Carbono" Eng. Jorge Moreira da Silva, Consultor para a Ciência e Ambiente do Presidente da República
"Portugal e o Protocolo de Quioto – A Visão Ambientalista" Doutor Hélder Spínola, Presidente da Quercus – Associação Portuguesa de Conservação da Natureza
Debate
12h30 - Almoço
14h30 - Painel 2 - As Alterações Climáticas e o estado do Ambiente
Moderador: Gonçalo Pereira Rosa, National Geographic Portugal
"Como as Alterações Climáticas afectam a Biodiversidade" Doutor David Nogués-Bravo, Departamento de Biodiversidade e Biologia Evolutiva do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid (CSIC)
"A Climatologia do Atlântico Norte" Professor Doutor Eduardo Brito de Azevedo, Universidade dos Açores Coordenador do Projecto CLIMAAT Açores
15:30 - Coffee break
"Alterações Climáticas – Perspectivas de Futuro" Eng. João Pedro Nunes, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL)
"Realidade em Portugal – Cenários e Impactes Ambientais para o Algarve" Professor Doutor Filipe Duarte Santos, FC/UL, Coordenador do Projecto SIAM "Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures" (SIAM)
Debate
17:30 - Encerramento

19.7.07

Promessas por cumprir

No seu novo relatório intitulado "Hold the Applause! EU government risk breaking aid promises", (fazer download ficheiro pdf) lançado recentemente, 1600 ONGD, unidas pela CONCORD - Confederação Europeia de ONGD, afirmam que alguns governos europeus não irão cumprir as suas promessas relativas aos países pobres até 2010 a menos que alterem radicalmente a sua forma de prestar ajuda ao desenvolvimento.

17.7.07

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto PTDC/JUR/65622/2006, designado por “Trabalho doméstico e trabalhadores domésticos: perspectivas interdisciplinares e comparadas” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas seguintes condições:

Duração e Regime de Actividade:
Duração de 12 meses, com início previsto para Setembro 2007, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e regulamento de bolsas da Dinamia. A Bolsa poderá, eventualmente, ser prorrogada por dois períodos adicionais de 12 meses.

Objecto de actividade:
Investigação na área da Sociologia do Direito, como membro da equipa interdisciplinar e internacional financiada pela FCT ao abrigo deste projecto.
O projecto envolve investigação comparada relacionada com trabalho e trabalhadores domésticos em Portugal, Inglaterra, Nova Zelândia, Brasil e Índia. Apesar de ser um projecto interdisciplinar, a investigação vai centrar-se sobretudo na definição e compreensão da regulação jurídica do trabalho doméstico naqueles países. O projecto envolve análise conceptual e empírica.

O candidato seleccionado deverá realizar investigação teórica e empírica, sob orientação adequada. Em particular, irá colaborar nas seguintes tarefas: reunião de material bibliográfico; compilação de análises relativas ao contexto socioeconómico e jurídico em que se insere o trabalho doméstico em Portugal; preparação e implementação de um estudo baseado em questionários e entrevistas em Portugal e organização de reuniões da equipa e de relatórios periódicos para os financiadores.

Esta posição requer capacidade demonstrada em trabalho empírico na Área da Sociologia do Direito, preferencialmente com experiência em entrevistas individuais. São exigidos excelentes conhecimentos de Português e de Inglês falado e escrito e o candidato deverá iniciar um programa de doutoramento durante a vigência do projecto. Embora não se imponha a conclusão da tese no decurso do projecto, será desejável o início do doutoramento neste período. Valorizam-se os conhecimentos de outras línguas, dado o carácter comparativo e internacional do projecto.
Orientação Científica:
Professor Pierre Guibentif e Doutora Lisa Tortell. A instituição de acolhimento será o DINÂMIA.
Formação Académica: Licenciatura em Sociologia ou Direito.
Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT.
Documentos de Candidatura:
Curriculum Vitae, referências académicas e/ou profissionais, carta de motivação com referência às condições exigidas mencionadas acima, devem ser enviados por correio ou e.mail para:
Ricardo Migueis
Gestor de Projectos – DINÂMIA
Av. das Forças Armadas, Edif. ISCTE,
1649-026 Lisboa
e.mail: ricardo.migueis@iscte.pt

Prazo do Concurso: 6-20 Julho 2007

Júri: Professor Pierre Guibentif, Professora Fátima Suleman e Doutora Lisa Tortell.

11.7.07

Prémio Ciências Sociais

O sociólogo alemão Ralf Dahrendorf ganhou hoje o Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais, anunciou o júri do mais prestigiado garlardão espanhol, em Oviedo. Dahrendorf, sociólogo, mas também filósofo e político, discípulo de Karl Popper e actualmente deputado no Reino Unido, onde vivia desde 1993, ganhou a corrida contra o filósfo também alemão Rüdiger Safranski, o linguista búlgaro Tzvetan Todorov e a investigadora italiana Rita Levi-Montalcini, que estavam entre os quatro favoritos ao prémio deste ano.

10.7.07

Será excesso de oferta?

Manuel Villaverde Cabral prevê uma "abstenção maciça" nas eleições intercalares para a Câmara de Lisboa, que se realizam domingo, segundo o Público.
"Creio que se está a preparar uma abstenção maciça, ajudada pelo Verão, mas não só", afirma o professor universitário e investigador num texto enviado à agência Lusa. "O destino de Lisboa será muito parecido com o que tem sido o seu passado desde meados dos anos 80, quando o 'neo-fontismo' tomou conta do país, desbaratando-se recursos e mais recursos na construção civil e nas obras públicas", sustenta o presidente do Conselho Directivo dos Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Villaverde Cabral prevê que se mantenha o que acontece desde há 20 anos na capital portuguesa, quando o sector imobiliário "entrava numa espiral especulativa que esvaziou o centro das duas nossas maiores cidades de dimensão europeia".

5.7.07

Curso Livre de História do Algarve

O Departamento de História, Arqueologia e Património da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve organiza um curso livre sobre a História da região. Esta é uma iniciativa dirigida à população e terá lugar às terças e quintas, no Campus de Gambelas.
“A conquista do Algarve: os factos e as estratégias” é o tema da próxima sessão do IV Curso Livre de História do Algarve, que terá lugar na quinta-feira, dia 5 de Julho, entre as 17h00 e as 19h30, na sala 2.9 do Complexo Pedagógico.

ANÚNCIO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE), no âmbito do Projecto PTDC/AFR/69094/2006, designado por “O Impacto do Turismo no Desenvolvimento Comunitário em África: Análise de Experiências Insulares”, co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo FEDER através do Programa POCI 2010, nas seguintes condições:

Duração e Regime da Actividade: A/o candidata/o admitida/o celebrará um contrato de bolseiro com a duração de 12 meses, com início previsto para Setembro de 2007, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/formacao/ambitoprojectos) e regulamento de bolsas do Centro de Estudos Africanos. A Bolsa poderá, eventualmente, ser prorrogada por um período adicional de 12 meses.

Orientação Científica: Doutora Brígida Rocha Brito e-mail: brigidabrito@gmail.com / cea@iscte.pt Tf: 217903068 / Fax: 217955361 Centro de Estudos Africanos, Edifício ISCTE, Av. das Forças Armadas 1649-026 Lisboa

Formação Académica: A/o candidata/o a seleccionar deve possuir os seguintes requisitos: - Licenciatura em Ciências Sociais - Interesse em prosseguir Mestrado em Estudos Africanos com realização de Tese - Conhecimentos sobre metodologias de investigação científica no que respeita a revisão bibliográfica, recolha e análise de dados - Bons conhecimentos de inglês e francês - Dinamismo e espírito de equipa - Disponibilidade para integrar a equipa do Projecto.

Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT.

Documentos de Candidatura: Carta de Candidatura; Curriculum Vitæ actualizado e cópia do Certificado de Habilitações; Pré Projecto de investigação para a Tese a desenvolver no âmbito do Projecto; Plano de Trabalhos A/o Bolseira/o será seleccionada/o por análise curricular e motivacional pela Comissão Científica.

Data de Início e de Conclusão do Prazo do Concurso: As candidaturas devem ser apresentadas entre os dias 2 e 20 Julho de 2007 (data limite da expedição de correio).

2.7.07

Encontro APS

'O Estado da Sociologia em Portugal: Investigação, Formação e Profissionalização'

Lisboa, ISCTE, 19 e 20 de Outubro de 2007

Reflectir sobre – O Estado da Sociologia em Portugal – nas vertentes da investigação, formação e profissionalização constitui o objectivo deste encontro. Não se trata apenas de fazer um balanço do modo como a sociologia tem contribuído para a inteligibilidade da sociedade portuguesa, trata-se, ao mesmo tempo, de apontar caminhos futuros para a prática da sociologia tanto por parte de sociólogos profissionais da investigação científica como por todos aqueles que desempenham uma pluralidade de papéis profissionais. Assim, do programa deste encontro fazem parte duas Sessões Plenárias e uma Mesa-Redonda, com a participação de sociólogos convidados; bem como três Sessões Temáticas, que funcionarão em simultâneo, abertas a todos quantos entendam partilhar a sua reflexão e experiência nos vários campos: Investigação, Formação ou Profissionalização.

1.7.07

Investimento no sector social

Segundo o Observatório do Algarve, a região algarvia vai ganhar 13 novos equipamentos sociais destinados à infância e terceira idade, um investimento de 6,6 milhões de euros do Estado, autarquias locais e privados que vai permitir criar mais de 200 postos de trabalho.Em comunicado de imprensa, o Centro Distrital de Segurança Social de Faro informa que no âmbito do Programa de Alargamento de Equipamentos Sociais (PARES II), a região algarvia vai ter "628 lugares em novas respostas sociais". As 11 candidaturas homologadas recentemente pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Manuel Marques, correspondem a 13 novas respostas sociais, o que significa a criação de 628 lugares e 200 postos de trabalho, indica a nota de imprensa. A região algarvia vai ganhar 13 novos equipamentos sociais destinados à infância e terceira idade, um investimento de 6,6 milhões de euros do Estado, autarquias locais e privados que vai permitir criar mais de 200 postos de trabalho.


 
Who links to me?