Sociologia na UAlg

28.6.07

Jantar de Solidariedade

No dia 14 de Julho de 2007 às 19:30 a Associação Oncológica do Algarve -Instituição Particular de Solidariedade Social de luta contra o cancro eapoio ao doente oncológico - vai realizar um jantar de solidariedade noRestaurante Chill Out , na Urbanização Tavira Garden, cujos fundos revertema favor da concretização do projecto Casa Flor das Dunas , uma residênciatemporária para os utentes da Unidade de Radioterapia do Algarve.

26.6.07

Prioridades da Presidência Portuguesa da UE

O ministro da Economia, Manuel Pinho, disse hoje que a presidência portuguesa da União Europeia vai ter como prioridades no sector energético a construção do mercado interno, a promoção das renováveis e a criação de um plano tecnológico para o sector.

21.6.07

Uma questão de cultura

«Estou a fazer um investimento cultural», tendo em conta que «o Benfica faz parte da minha cultura», rematou Joe Berardo.

20.6.07

YouTube e teoria cultural

Vale a pena ganhar alguns minutos a ler este impressionante ensaio inspirado na 'revolução silenciosa' gerada pelo YouTube.

Nine Propositions Towards a Cultural Theory of YouTube

YouTube represents the kind of hybrid media space described by Yochai Benkler in The Wealth of Networks -- a space where commercial, amateur, nonprofit, governmental, educational, and activist content co-exists and interacts in ever more complex ways.

16.6.07

Giscard d'Estaing e o Tratado

Em resumo, as propostas da primeira parte do Tratado, cuidadosamente elaborado pela Convenção, constituem um todo coerente, que ninguém deveria pretender desorganizar – a não ser, repito, aqueles cujas segundas intenções visam travar a integração europeia.
Recordo os pontos essenciais do projecto de Tratado:
- a designação de um presidente estável da União, pondo fim à rotação semestral. É preciso sublinhar a abnegação dos novos estados-membros, que renunciaram a um privilégio que figurava nos Tratados de Adesão;

- a nomeação de um Ministro dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.

- a definição precisa das competências respectivas da União e dos Estados-Membros para pôr fim às recriminações segundo as quais “a Europa mete o nariz em tudo”

- o lançamento de um procedimento legislativo de tipo normal, semelhante ao que está em vigor nos países democráticos, centrado no Parlamento Europeu, e no qual o Conselho representa o papel de segunda câmara.

- a confirmação do monopólio de iniciativa da Comissão

- o abandono da regra de designação de um Comissário por Estado-Membro e a fixação em 18 (em lugar de 27) do número de Comissários, para limitar as iniciativas burocráticas e devolver à Comissão o seu carácter de “Colégio Europeu”

- o direito reconhecido a todos os Parlamentos nacionais de zelar pelo respeito do princípio de subsidiariedade, aplicável aos actos da União

- a definição de uma regra de votação por maioria qualificada. Para ser adoptado, um acto europeu deve ser aprovado por 55 por cento dos Estados-Membros da União, reunindo pelo menos 65 por cento da população. A primeira exigência protege os Estados menos povoados da União, a segunda garante o carácter democrático da decisão. Este método constitui o equivalente dos procedimentos de decisão em vigor nos Estados que dispõem de duas câmaras: um Senado e uma Assembleia.

Este conjunto é coerente. Nos últimos quatro anos, ele não foi realmente contestado – para além, como é evidente, dos adversários da integração europeia e, no caso da Polónia, de uma discussão sobre as regras das votações. Ele foi ratificado por dois terços dos Estados-membros.

14.6.07

Ambiente e Desenv. Sustentável


Nos dias 25 e 26 de junho realizam-se as 1ªs Jornadas de Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel do Algarve no Auditório Municipal de Albufeira. Mais informações:

12.6.07

Prémio


UAlg ganha prémio europeu de boas práticas de transferência tecnológica
O Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA), organismo criado na Universidade do Algarve, ganhou recentemente um prémio europeu de boas práticas de transferência tecnológica, por se ter distinguido em iniciativas relacionadas com a promoção das relações entre as equipas de investigação científica das universidades e o mundo empresarial.A primeira distinção, concedida pela Direcção Geral da Política Regional da Comissão Europeia (DG Regio), identificou as iniciativas do CRIA como uma boa-prática portuguesa na utilização da política regional europeia para a promoção da Inovação. Nesta iniciativa foram destacados 15 projectos inovadores da União Europeia.

11.6.07

Media that matters

Vale a pena acompanhar o Festival 'Media that matters'.
http://www.mediathatmattersfest.org/

8.6.07

V Mestrado em Política Comparada

Aos interessados em formação pós-graduada na área da Ciência Política.
(clique para aumentar)

http://www.ics.ul.pt/posgraduacoes/mestrado/politicacomparada/pol_comparada5/index.htm

6.6.07

Seminário

O Núcleo Distrital de Faro da Rede Europeia, e o Centro Distrital de Segurança Social de Faro, vão levar a cabo no próximo dia 25 de Junho, um Seminário subordinado á temática da qualificação e Certificação das Organizações Não Lucrativas designado "Desafios da Qualidade nas IPSS e nas ONG´S" ter lugar nas instalações do Auditório da Biblioteca Municipal de Faro.


 
Who links to me?