Sociologia na UAlg

27.10.06

Jornadas Técnicas

Estratégia de Sustentabilidade e Agenda 21 Local. Algumas experiências.

A Câmara Municipal de Loulé, juntamente com a Câmara Municipal de Tavira, o Ayuntamento de Punta Umbria e a Universidade de Huelva têm vindo a trabalhar no âmbito do Programa Interreg IIIA, projecto Trades 21, que se encontra praticamente concluído.

As Jornadas terão lugar no dia 7 de Novembro, pelas 14:00 horas, na Sala da Assembleia Municipal, no Edifício Eng. Duarte Pacheco, em Loulé (frente à Câmara Municipal de Loulé).

Programa:
http://www.git-aaa.com/GIT/noticias/nota_trades21.pdf

25.10.06

Sociologia ao Fim da Tarde

Conferência

Compromisso assumido? Perspectivas e estratégias de desenvolvimento sustentável, no Algarve

Susana Cabaço

27 de Outubro de 2006
17 horas
Anfiteatro -1.A, Faculdade de Economia
Campus de Gambelas

https://si-web.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=24629&Itemid=77

22.10.06

Desertificação: inverter tendências


“Façamos de cada dia, um em que trabalhamos para reverter a tendência da desertificação. “ Kofi Annan, Secretário-Geral das Nações Unidas.

No presente ano assinala-se o Ano Internacional dos Desertos e Desertificação. Porém, o reconhecimento deste problema social, ambiental e económico ficou marcado na agenda internacional pela adopção de um Plano de Acção de Combate à Desertificação, em 1977.
Desde então foi criada a United Nations Convention to Combat Desertification e a realidade da desertificação começa a ser entendida como um problema global dada a sua extensão e intensidade com que afecta as populações. Para uma noção mais aproximada da importância deste fenómeno bastará dizer que um 1/6 da população mundial e aproximadamente 30% dos continentes é afectada por este fenómeno.
A desertificação consiste num processo de degradação ambiental, em que a destruição da vegetação e uma forte erosão criam uma situação de degradação ambiental muitas vezes irreversível. Este processo ambiental é inextrincável do processo de desertificação humano que deixa sequelas como a perda de traços culturais únicos, deslocações das comunidades, desequilíbrio territorial (do ponto de vista da ocupação humana).
Em Portugal, está a ser implementado o Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação, que possui como objectivos estratégicos a conservação do solo e da água, fixação da população activa nos meios rurais, recuperação das áreas afectadas e sensibilização das população para a problemática da desertificação. Apesar de ainda não poder ser feito um balanço das diversas iniciativas no combate à desertificação, facto é que, cada vez mais, se reconhece a importância de um modelo de desenvolvimento sustentável, que possa integrar as diferentes dimensões da mudança social em direcção a um ‘futuro melhor’.


(Para conhecer os Índices de Susceptibilidade à Desertificação em Portugal, consultar http://panda.igeo.pt/pancd ).

19.10.06

Sessões Públicas


24 Outubro
Faro, 17:00 - 20:30 h
Inscrição Programa


Local: Universidade do Algarve – Campus de Gambelas - Grande Auditório

17.00 h - Início da Sessão
17.15 h - Apresentação da Proposta de Plano (Presidente da CCDR Algarve)
17.45 h - Intervenção do Magnífico Reitor da Universidade do Algarve
18.15 h - Debate
20.30 h - Encerramento

18.10.06

Portugal Vale a Pena


Nicolau Santos,
Director adjunto do Jornal Expresso
In Revista Exportar

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.
E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais. E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).
Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática. Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas. Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis. E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo. O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.
Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses. Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana). É este o País em que também vivemos. É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.
Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha.
E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.
Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?

Posted by Ana Rita Cruz

11.10.06

Sociologia ao Fim da Tarde

No âmbito da Licenciatura em Sociologia da Universidade do Algarve, a Direcção do Curso organiza anualmente um ciclo de palestras em Ciências Sociais intitulado «Sociologia ao Fim da Tarde».

Próxima Conferência:

«Consumo de drogas: desafios de uma abordagem integrada»
José Júlio Sardinheiro
Sub-delegado Regional do Instituto das Drogas e Toxicodependências

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2006, às 17.00h
Sala de Actos da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (3º piso)

10.10.06

Estudo sobre Redes da UAlg



Segundo o site do CRIA – Centro Regional para a Inovação do Algarve, este promoveu o estudo intitulado REDES DE INVESTIGAÇÃO: A RELAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE COM ORGANISMOS NACIONAIS, EUROPEUS E INTERNACIONAIS. Este estudo, elaborado por Ana Rita Cruz aluna finalista de Sociologia, reflecte acerca da importância das Redes no contexto actual, sublinhando os vários benefícios que os organismos a estas pertencentes podem usufruir, desde a maior difusão de informação, passando pela partilha de recursos e boas-práticas, a aprendizagem inter-organizacional, até ao acesso a activos especializados. No caso particular da investigação científica, as Redes assumem um papel muito relevante. O caso das universidades é paradigmático porque estas beneficiam enormemente das trocas que acontecem com outros elementos com os quais estabelecem relações de cooperação mais duradouras, o que também reforça o seu papel de promoção do desenvolvimento regional.
Os resultados do estudo permitem compreender que a Universidade do Algarve possui já um leque de relações estabelecidas em vários países, com destaque para a Espanha e para o Reino Unido. O domínio científico das Ciências Naturais é o mais representado nos 296 projectos analisados. O CCMAR assume-se como unidade orgânica da UAlg com maior volume de projectos. O papel do CRIA é reforçado com os resultados deste estudo uma vez que as colaborações da UAlg com o tecido empresarial assumem ainda um peso residual e necessitam de ser incentivadas, a grande maioria dos parceiros são outras entidades do Ensino Superior.

http://www.ualg.pt/cria/PT/

Mercado das Ideias e Teorias


Concurso de projectos inovadores

Candidaturas até 27 de Outubro

O Mercado das Ideias e Teorias deverá funcionar como um espaço de apresentação, de troca e venda de teorias e ideias, que, na sua forma mais arcaica, se inspira no comum mercado de rua (ou nos bazares do Norte de África/Médio Oriente) e na mais moderna, nas Videoconferências internacionais. O Mercado das Ideias e Teorias reunirá, no foyer principal da sede, alguns dos jovens mais inventivos e provenientes das mais diferentes áreas da criação, latu sensu.

http://www.estadodomundo.gulbenkian.pt/index.htm?no=1010167

9.10.06

Sinais do Tempo

Qual é o destino das crianças que morrem por baptizar? Ao longo dos séculos muitas foram as respostas apresentadas pelos teólogos católicos, a mais famosa das quais a do Limbo, defendida desde Santo Agostinho, no século V. Segundo esta teoria, em virtude do pecado original, as crianças que morrem sem o baptismo estariam privadas da plena felicidade dos eleitos pela visão de Deus, face a face, mas gozando de uma felicidade natural.

A Igreja Católica quer agora acabar de vez com o conceito de Limbo - uma espécie de lugar de fronteira onde as crianças "não usufruem da presença de Deus, mas também não sofrem", conforme se lia no velho catecismo de São Pio X.

Porém, a doutrina oficial mantém que o baptismo é essencial para se alcançar o Céu. Por isso é que os papas da época dos Descobrimentos, ao perceberem que havia um mundo de homens desconhecido, se apressaram a enviar missionários só com o objectivo de ministrar o baptismo, para os livrar do Inferno. Neste sentido, permanece no ar uma questão. Para onde vão as pessoas que, tendo nascido antes de Jesus, nunca tiveram hipótese de ser baptizadas?

in http://dn.sapo.pt/2006/10/09/sociedade/igreja_acabou_vez_o_limbo.html

Posted by Ana Rita Cruz

8.10.06

II Congresso Internacional “A Imigração em Portugal e na União Europeia”



Palácio dos Capitães Generais, Angra do Heroísmo (Açores – Portugal)
23 e 24 de Novembro de 2006

Objectivos
Os objectivos deste evento assentam na discussão interdisciplinar e intern acional das questões relativas à imigração em Portugal e na União Europeia, nomeadamente sobre políticas nacionais, regionais e europeias de imigração, direitos, deveres, integração e cidadania dos imigrantes, acesso ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. Durante o evento, pretende-se ainda, debater o papel das associações de imigrantes na defesa da cultura de origem e na promoção da integração nos países de acolhimento.

Temas
§ Direitos Fundamentais e Políticas de Imigração
§ Relações e Migrações Internacionais e Europeias
§ Integração, Assimilação, Educação e Cidadania
§ Etnicidades e Minorias
§ Racismo e Discriminação
§ Desenvolvimento Local e Regional
§ Globalização, Identidade e Diversidade
§ Mercado de Trabalho
§ Associativismo e Serviço Social
§ Meios de Comunicação Social/Tecnologias de Informação e Comunicação


Inscrições e envio de comunicações:
agir.associacao@gmail.com ou agir.associacao@clix.pt ou agir@oninet.pt

AGIR - Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural
Apartado 304
4490 Póvoa de Varzim
Portugal

7.10.06

Seminário Os Jovens no Trabalho – População em Risco


Auditório da ESGHT - Campus da Penha - Faro

19 de Outubro de 2006

Programa e inscrição:
http://www.esght.ualg.pt/destaque.asp?id=35

3.10.06

Fórum "Portugal e o Futuro da Europa"


9 de Outubro (2ª feira), às 15.00h
Auditório CCDR,
Praça da Liberdade, Faro.

PROGRAMA

15h00 - Abertura
José de Campos Correia, Presidente da CCDR Algarve
José Macário Correia, Presidente da AMAL
Manuel Romano, Representação da Comissão Europeia em Portugal
Paulo Sande, Director do Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu

15h40 - Mesa Redonda subordinada ao tema «As Grandes Questões Europeias no Futuro»
Intervenções dos Deputados ao Parlamento Europeu
Jamila Madeira
Maria de Assunção Esteves
Pedro Guerreiro

Moderação: José Manuel Barroso, Agência LUSA

16h30 - Debate

17h30 - Visita à exposição, seguida de beberete

Inscrição: http://www.ccdr-alg.pt/ccr/pnContactForm_forum.php
(até dia 6 de Outubro)


 
Who links to me?