Sociologia na UAlg

28.5.06

Estratégia Nacional para o Mar


Segundo o Observatório do Algarve, o secretário de Estado da Defesa e Assuntos do Mar, Manuel Lobo Antunes, defendeu em Portimão que Portugal terá de colocar o mar na agenda das prioridades, porque constitui um valor acrescentado ao desenvolvimento do País.
"Temos de encarar este recurso como condição particular e singular para conferir uma importância renovada ao mar", disse o governante, no final da conferência "Mar Algarvio, um Oceano de oportunidades", que decorreu no Hotel Tivoli Arade, em Portimão.
Segundo o secretário de Estado, deverá ainda existir um modelo de governação "assente em estruturas flexíveis, sem excessivos encargos financeiros, que coloque Portugal na liderança nesta área".
"É preciso assumir que o mar pode constituir um valor acrescentado ao desenvolvimento do país", observou Manuel Lobo Antunes, sublinhando que a estratégia deve ser orientada por uma abordagem "ambiciosa, realista e englobada por entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão do mar".

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=6391

24.5.06

Livro



A construção dos Estados.
Governação e ordem mundial no século XXI. (Ed. Gradiva)

Francis Fukuyama

O autor inicia A Construção de Estados com uma descrição da enorme importância conquistada pelo «Estado». Rejeita a noção de que possa haver uma ciência da administração pública e analisa as causas da actual fraqueza do Estado. Termina o livro com uma discussão sobre as consequências que a existência de Estados fracos pode ter na ordem internacional e sobre as condições que legitimam a intervenção da comunidade internacional em apoio daqueles.

FRANCIS FUKUYAMA é professor de Economia Política Internacional na escola Paul H. Nitze de Estudos Internacionais Avançados e director do Programa de Desenvolvimento Internacional na Universidade Johns Hopkins. É ainda autor de diversos livros, nomeadamente O Fim da História e o Último Homem e Confiança, ambos publicados pela Gradiva.

21.5.06

Conferência


Sustainability and Agri-environmental Policy in the European Union

Prof. Peter Nijkamp
Chairman of the European Heads of Research Councils and Professor at the Free University, Amsterdam

Auditório da Faculdade de Economia
26 de Maio
17 horas

17.5.06

Jantar

















Benção das Pastas dos Primeiros Finalistas de Sociologia da UALG





16.5.06

Associação Nacional de Estudantes de Sociologia

Carta da Direcção da ANES:

A ANES (Associação Nacional de Estudantes de Sociologia) adquirir, finalmente, no passado dia 11 de Março personalidade jurídica, que há muito era um objectivo de todos aqueles que nos últimos anos se têm esforçado pela sua concretização.
Sendo que as Associações, os Núcleos ou Grupos de estudantes constituem um importante veículo para chegar a todos os colegas que estudam Sociologia. A ANES vem por este meio pedir a vossa colaboração para a divulgação, junto daqueles que representam, da sua existência! Por falta de verba a divulgação a nível nacional só estará pronta no início do ano lectivo 2006/07.
Para obter qualquer tipo de esclarecimento ou mais informações podem contactar-nos através do e-mail: anespessoal@gmail.com ou Bárbara Cunha: 933703716 ou por carta para Av. Prof. Aníbal de Bettencourt, nº9, piso 2, sala E2 – 3.4.01 , 1600 – 189 Lisboa.

FICA 2006


Festival Internacional de Cinema do Algarve

Portimão
15 a 20 de Maio de 2006

http://www.algarvefilmfest.com/

11.5.06

Conferência


Mar algarvio: um oceano de oportunidades

A conferência "Mar algarvio – um oceano de oportunidades", realiza-se no próximo dia 26 de Maio na Marina de Portimão e pretende relançar o debate à volta da importância estratégica do Mar.

Programa: www.ccdr-alg.pt

Inscrições: http://www.ccdr-alg.pt/ccr/pnContactForm_mar.php

9.5.06

Os Desafios da Família no sec.XXI

Conferência em Loulé, promovida pelo Projecto CLUBE BUS II (PIDS - Projecto Integrado de Desenvolvimento Social), da Casa da Cultura de Loulé.

16 de Maio, às 9.30, no Auditório da Biblioteca Municipal.

Inscrições até dia 12 de Maio
através do telf. 289323143 ou ccloule@iol.pt

Manuais sobre planeamento, avaliação, facilitação e formação


Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

A Câmara Municipal de Odivelas realizará um Ciclo de Seminários "Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável" composto por três seminários que visam promover a discussão de temas emergentes e sua contextualização na realidade do concelho de Odivelas, em articulação com as prioridades definidas no âmbito da elaboração do PDM de Odivelas.

11 de Maio Mobilidade e Espaço Público
18 de Maio Políticas de 3.ª geração, modelos de desenvolvimento e governância
8 de Junho Processo de urbanizar e paisagem

www.cm-odivelas.pt

Informações e inscrições:
pdm@cm-odivelas.pt

7.5.06

Educação, Justiça e Migrações

No próximo dia 17 de Maio irão realizar-se, no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, os IV Encontros APS, Encontros de Sociologia da Educação, subordinados ao tema “Educação, Justiça e Migrações”.


Programa
10h30 “Direitos Humanos, Justiça e Educação” Carlos Estêvão (IEP – UM)
Comentário: Carlos Silva (ICS - UM)
13h00 Intervalo para almoço
14h30 “Exclusión educativa y estratificación sociocultural en el modelo migratório español” Silvia Carrasco Pons (Univ. Autónoma de Barcelona)
Comentário: Ricardo Vieira (ESE de Leiria)
17h00 Lanche-convívio

Organização: Maria José Casa-Nova, Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho

Inscrições:
http://www.aps.pt/

3.5.06

Revista Teína


Revista electrónica de cultura e sociedade.

http://www.revistateina.com/teina/web/teina11/portada/index.html

Lisboetas


Lisboetas é um documentário político sobre a vaga de imigração que nos últimos anos mudou Portugal. Lisboetas é o retrato de um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irreversível. Lisboetas é um filme que rejeita o habitual tratamento jornalístico e aborda a experiência humana dos imigrantes da grande Lisboa de um ponto de vista cinematográfico. Lisboetas é uma janela secreta sobre novas realidades: modos de vida, mercado de trabalho, direitos, cultos religiosos, identidades. É uma viagem a uma cidade desconhecida, a lugares onde nunca fomos e que estão aqui. Lisboetas é um retrato por dentro. A palavra é dada aos recém chegados. Talvez por isso, como escreveu a crítica do “Público” Kathleen Gomes, “os estrangeiros aqui somos nós”. Lisboetas não é um filme dogmático, mas é um filme incómodo e que deixa muitas questões em aberto - por que é difícil avaliar o quanto tudo mudou e ainda pode mudar.

2.5.06

Conferência Nacional


Educação Especial

5 e 6 de Maio
Escola Superior de Comunicação Social
(Campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa)

Programa:
http://www.dgidc.min-edu.pt/conferencia/ficheiros/programa.pdf

Inscrições:
conferencia.edespecial@dgidc@min-edu.pt


 
Who links to me?