Sociologia na UAlg

29.3.06

Feira do Livro


Feira do Livro de São Brás de Alportel

Data: de 2006-3-29 a 2006-3-31

Localização: Escola Secundária José Belchior Viegas

Organização: Câmara Municipal de São Brás de Alportel / Biblioteca Municipal / Rede de Bibliotecas do Concelho de São Brás de Alportel / Escola E. B. 2.3 Poeta Bernardo de Passos / Escola Secundária José Belchior Viegas

Programa: http://www.cm-sbras.pt/portal_autarquico/sao_bras_alportel/v_pt-PT/pagina_inicial/eventos/em_destaque/evento02.htm

26.3.06

23.3.06

Seminário

AMBIENTE URBANO E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL:
Para um Futuro de Qualidade

Auditório da Feira "Algarve Construção"
Zona Ribeirinha de Portimão
30 de Março de 2006, Quinta-feira, 17h30-19h00

PROGRAMA

17h30 - ABERTURA Eng.º José Campos Correia Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve

17h40 - Comunicação: ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA O AMBIENTE URBANO
Arqª Maria José Festas
Direcção-Geral Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano

18h00 - Comunicação: O 1º EMPREENDIMENTO COOPERATIVO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL EM PORTUGAL
Engº José Coimbra
Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica

18h20 - DEBATE

19h00 - ENCERRAMENTO

Inscrições:
http://www.ccdr-alg.pt/ccr/pnContactForm_eicportimao.php

22.3.06

Acção de sensibilização para a Igualdade de Oportunidades


Programa da Acção de Sensibilização "Igualdade de Oportunidades"

Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar
Hotel Faro
Faro
05 de Abril de 2006

9h:30 – Recepção/Acolhimento Participantes
10h – Evolução de Mentalidades
11h30 – Intervalo
11h45 – Aspectos da situação actual das mulheres e dos homens em Portugal
13h – Pausa para o almoço (almoço servido no restaurante do Hotel Faro)

14h30 – Intervenção Integrada para a Mudança
16h – Intervalo
16h15 – Intervenção Integrada para a Mudança (cont.)
17h30 - Encerramento

Contactos para inscrição:
Tel: 289 849129
Fax: 289 849129
Correio electrónico: d.sul@anjaf.pt

20.3.06

Formação

Acção de Formação “ A Criança e o Divórcio Parental

Duração: 90m
10 de Abril 2006 às 17H30

Inscrições: Freguesia da Sé/ Delegação da Penha

19.3.06

Curso de Formação de Técnicos para Organizações Não Governamentais

A Plataforma Portuguesa das ONGD, em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, inicia no próximo dia 6 de Junho um curso de Formação de Técnicos para Organizações Não Governamentais destinado a jovens desempregados.

Com este curso pretende-se fornecer aos formandos um conjunto de referenciais teóricos e metodológicos que lhes permitam numa futura actuação em organizações do terceiro sector, contribuindo assim, para uma maior inserção internacional dessas organizações e o seu consequente desenvolvimento.

O curso divide-se entre uma componente teórica que será leccionada em sala e uma componente prática que consiste em integrar uma organização de Portugal ou estrangeiro (África, América Latina ou Ásia) durante 2 a 3 meses. Os formandos terão direito a uma bolsa mensal e a um diploma se tiverem aproveitamento.

Para mais informações:
Plataforma Portuguesa das ONGD
Telf: 21 887 22 39 E-mail: info@plataformaongd.pt

Profiforma
Telf: 239 791 290 E-mail: profagro@profiforma.pt

Procesos migratórios, apoyo social y calidad de vida

Conferência

Procesos migratórios, apoyo social y calidad de vida

Prof. Doutor Gonzalo Musitú, Professor Catedrático da Universidade de Valência.

dia 20 de Março, pelas 15h,
Anfiteatro Azul (Campus de Gambelas)

15.3.06



Artigo de opinião
Monet oblectando

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/opinioes_ver.asp?opiniao=201


Revista Sal a Sul

http://www.cnalgarve.com/cna/temp/images/Sal_Sul_2006/Sal_a_Sul%20-%20Negocios_03_2006.pdf

12.3.06


Os tempos modernos não começam de uma vez por todas.
Meu avô já vivia numa época nova.
Meu neto talvez ainda viva na antiga.

A carne nova come-se com velhos garfos.

Época nova não a fizeram os automóveis
Nem os tanques
Nem os aviões sobre os telhados
Nem os bombardeiros.

As novas antenas continuaram a difundir as velhas asneiras.

A sabedoria continuou a passar de boca em boca.


Bertolt Brecht

Julius Caesar

"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"

Gaius Julius Caesar (100-44 AC)

10.3.06

Prémio atribuído a alunos da UAlg


Segundo o Diario Online do Algarve, Dina Horta e Luís Loures, licenciados em Arquitectura Paisagista pela Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais (FERN) da Universidade do Algarve, foram premiados com o segundo lugar no concurso "Prémio Jovem Arquitecto Paisagista 2006".
A entrega do prémio, promovido pela UrbaVerde, teve lugar no passado dia 2 na Feira dos Profissionais dos Espaços Verdes e do Equipamento Urbano. O galardão tem como objectivo promover o reconhecimento público do trabalho de arquitectos paisagistas portugueses e destina-se a estudantes de arquitectura paisagista e a jovens arquitectos paisagistas até aos 30 anos.
A edição deste ano, subordinada ao tema "Reabilitação de espaço público - espaço linear", contou com a participação de 37 concorrentes de todo o país. Todos os participantes receberam diplomas de participação no Prémio UrbaVerde/Vibeiras.

9.3.06

"Geografia de Portugal"


Segundo a edição online do Público, a primeira "Geografia de Portugal" do século XXI, que é também a primeira grande obra portuguesa deste tipo, dá uma atenção central às mudanças na ocupação e utilização do território, contrastando com a perspectiva tradicional, que privilegiava a identificação dos quadros mais estáveis do que permanecia para além da mudança.
Foi Carlos Alberto Medeiros, catedrático de Geografia que dirigiu esta obra em quatro volumes (cujo último volume o Círculo de Leitores deverá lançar em Maio), quem sublinhou este aspecto numa conferência esta tarde na Academia de Ciências de Lisboa, subordinada ao tema "Geografia de Portugal: Das Tentativas Iniciais à Obra Colectiva de 2005-06".
E explicou que os autores se confrontaram com uma realidade diferente, e sobretudo com uma realidade em que a mutação é uma componente central, face ao que acontecia em obras anteriores deste tipo. Exemplificou com o alargamento a leste da União Europeia e com a intensificação das relações com os países europeus, "que podem desviar o país da sua tradicional relação com as margens atlânticas".
Outro aspecto que se pode considerar revolucionário no âmbito da geografia portuguesa é o facto de o Planeamento e Ordenamento do Território assumir grande importância no conjunto de temas desenvolvidos, ocupando todo o quarto volume, coordenado pelo catedrático Jorge Gaspar e por José Manuel Simões. Esta opção está ligada à "crescente presença dos geógrafos nos estudos de planeamento e ordenamento do território", explicou o director da obra.
Por outro lado, o estudo das águas oceânicas, no primeiro volume (O Ambiente Físico, coordenado pelo catedrático António de Brum Ferreira, especialista em geografia física) é "o aspecto mais original e inovador" do trabalho. "Os mares deixaram de constituir para os geógrafos a monótona mancha azul que se vê nos mapas", disse com humor Carlos Alberto Medeiros.

7.3.06

Curso de Medicina 'inovador'


Segundo a edição online do Diário Económico, a Universidade do Algarve entregou ao Governo uma proposta para criar um inovador curso de Medicina, que segue em muito o modelo canadiano de formação: só poderão candidatar-se ao curso alunos já licenciados e que demonstrem vocação para ser médicos.
O documento formal foi entregue ao ministro do Ensino Superior no final de Janeiro, e terá agora que ser avaliado pela comissão internacional sobre o ensino das ciências da saúde. Processo que poderá demorar alguns meses.
Esta foi uma das últimas decisões de Adriano Pimpão, reitor da Universidade de Algarve, que em breve irá passar a pasta ao seu sucessor, recentemente eleito – e é considerado um dos projectos mais importantes do reitor que está há oito anos na reitoria.
O curso prevê um “um modelo inovador do ponto de vista pedagógico, que crie médicos mais próximos do doente e com uma formação generalista”, afirmou Adriano Pimpão ao DE.
Para isso, o modelo escolhido é igual aos dos cursos de Medicina das universidades do Canadá e Holanda. Assim o curso “só receberá candidatos que tenham um 1º ciclo (licenciatura) numa outra área. Uma formação que deve estar relacionada com o curso, como é o caso da Biologia, Enfermagem ou Ciências Biomédicas. Além disso, os alunos terão que ter passado seis meses numa unidade hospitalar.

5.3.06

Ordem Profissional dos Sociólogos


Segundo o Diáriodigital, os cerca de 200 sociólogos reunidos este sábado, em Vendas Novas, para debater a profissão defenderam a criação de uma Ordem profissional para o reconhecimento público e institucional da classe.
«A necessidade de criarmos uma Ordem foi consensual», declarou a presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Anália Torres, sublinhando que «só assim se poderá conseguir o reconhecimento público e institucional» das posições da classe.
Para exemplificar a importância da Ordem «como garantia da melhoria da função do sociólogo», Anália Torres relembrou que a APS se manifestou publicamente contra a passagem da licenciatura de sociologia para os três anos, no âmbito do processo de Bolonha.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=217720

4.3.06

Conferência


"The Outlook of US policy in the Mediterranean and the Middle East."

Dr. Ian Lesser
(Associate Director, Strategy and Doctrine Program RAND Corporation)

13 de Março, 14.30 horas
Anfiteatro D, Complexo Pedagógico - Campus de Gambelas
(a confirmar)

2.3.06

Festival de Cinemas do Mediterrâneo


Segundo o Diário Online do Algarve, o Festival de Cinemas do Mediterrâneo é um evento na área da produção e divulgação cinematográfica que decorre entre 9 e 18 de Março no teatro municipal da capital algarvia.

Ao longo de dez dias vão ser visionadas 140 projecções, entre as quais 16 longas-metragens, 40 documentários, 55 curtas-metragens e 10 de animação. Para além da secção a concurso vão ser ainda projectados os ciclos "Médio Oriente, quatro vozes para um diálogo", com oito filmes (quatro palestinianos e quatro israelitas); "As Mulheres do Mediterrâneo", com cinco filmes, e por fim o ciclo "Novos Públicos", que conta com oito projecções matinais infantis.

A gala de encerramento e de entrega de prémios está agendada para o dia 18 de Março, às 21:30 horas.

Programação: http://www.teatromunicipaldefaro.pt/teatro/programacao/evento.asp?id=161


 
Who links to me?