Sociologia na UAlg

27.1.06

Voluntariado jovem


O Sistema de informação voluntariado jovem é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, através do Instituto Português da Juventude, que pretende ajudar a construir um novo olhar sobre a solidariedade. Este Sistema de Informação visa estimular o desenvolvimento do espirito e das práticas de voluntariado jovem, contribuindo para a formação cívica e social, fomentando, através da internet o encontro dos jovens, das entidades promotoras de projectos de voluntariado e dos patrocinadores.

O exercício de voluntariado jovem, com carácter regular e prestação responsável, confere direito a:
Caderneta do Jovem Voluntário que constituirá o portfólio de competências do jovem voluntário, onde serão inscritas as experiências de voluntariado do jovem, com indicação do projecto/entidade de enquadramento, período de realização da actividade, duração, tipo de ocupação e ainda elementos de avaliação de desempenho, tais como, assiduidade, responsabilidade, motivação, etc. . Traduz assim, uma mais valia curricular, de caracter não formal, valorizável no acesso futuro à formação e/ou à inserção no mercado de trabalho.


Participação em acções de formação que desenvolverão as competências necessárias à boa prestação do serviço voluntário, reforçando o sentido de utilidade social dos jovens, explorando saberes relativos aos projectos nos quais venham a participar, e desenvolvendo competências de carácter geral e transversal que serão úteis para a sua futura vida profissional.


Cartão do Jovem Voluntário ,que constitui um cartão de identificação do voluntário e também de prestígio ao qual estão associadas regalias, cuja duração remete para o prazo de duração do projecto no qual participa, vindo a aumentar em função da regularidade da sua ocupação voluntária.

http://www.voluntariadojovem.pt/

24.1.06

'O Poder das Estrelas'

O diplomata norueguês Charung Gollar, foi incumbido de apresentar, na ONU,o mês passado, um gráfico mostrando os principais problemas que preocuparam o mundo no decorrer de 2004...
Apresentou uma série de oito gráficos, intitulada 'O Poder dasEstrelas’...
Foi aplaudido de pé!








15.1.06

Ficou a mensagem...!

14.1.06

Conferência "A Estratégia de Lisboa"



Realiza-se no dia 23 de Janeiro, no Anfiteatro Azul, do Campus de Gambelas, da Universidade do Algarve, às 14h30.

Orador: Professor Doutor Carlos Zorrinho

Organização conjunta:
Universidade do Algarve
NERA, Associação Empresarial da Região do Algarve

13.1.06

"Bairros sociais: que intervenção?"



Divulgação do Colóquio «Bairros Sociais - que intervenção?» organizado pela Casa da Cultura de Loulé no âmbito do Projecto Integrado de Desenvolvimento Social Clube Bus II.

Dia 26 de Janeiro de 2006, às 14:00 na Assembleia Municipal de Loulé.

Oradores:

Fátima Martins - Chefe da Divisão de Acção Social da CM de Loulé
Carlos Andrade - Coordenador do Núcleo REAPN de Faro
Fernanda Santos - PIDS Club Bus II, da Casa da Cultura de Loulé
Rita Cardoso - Técnica da Área de Intervenção Comunitária
Paula Marinho e Mariana Figueira - PIDS, Projecto Crescer a Sorrir da Casa da Primeira Infância

Encontro sobre o futuro da profissão de sociólogo

Na sequência do ciclo de conferências Sociologia, Ciência e Profissão, que decorreu em vários pontos do país, a APS propõe-se continuar a dinamizar a reflexão sobre os desafios que se colocam à profissão.
Será assim organizado um Encontro subordinado ao tema Os Futuros da Profissão de Sociólogo, que terá lugar em Vendas Novas, nos dias 3 e 4 de Março de 2006, com os seguintes objectivos:
- Sistematizar e trocar experiências nos vários domínios de intervenção profissional (o terceiro sector, as autarquias, a administração central, as empresas, o ensino e investigação).
- Reflectir sobre as oportunidades e os constrangimentos com que a nossa profissão se defronta.
- Discutir as modalidades de organização dos sociólogos, tendo em vista auscultar as diferentes sensibilidades acerca do interesse e da oportunidade da criação de uma ordem dos sociólogos ou de outros modelos de regulação da profissão.
A conciliação do campo da ciência/investigação com o campo profissional, aproveitando o cruzamento de competências e os fluxos de energia de ambas as partes, permitiu-nos acumular um património de experiência associativa a que outras congéneres se têm referido muito elogiosamente.Somos hoje mais de 2000 associados, o que mostra bem o empenho e o envolvimento com que os sociólogos encaram a sua actividade.
Sinal de dinamismo, a dimensão da Associação começa porém, igualmente, a criar alguns constrangimentos, que importará ponderar com a participação de todos, pois é justamente essa a nossa especificidade.
O modelo organizativo do Encontro (a divisão em dois painéis) tem em vista dois eixos complementares de reflexão: um orientado para a troca e partilha de experiências, a avaliação das oportunidades e dos constrangimentos; outro orientado para pensar nos modelos de organização da profissão. A participação alargada e plural nos dois painéis, a contribuição que cada um possa aportar ao debate, será a condição do sucesso e do carácter enriquecedor desta iniciativa.Deixamos assim o nosso vivo apelo a que se inscreva no Encontro e a que apresente o testemunho da sua experiência e da sua reflexão, para que possamos partilhar pontos de vista e estreitar relações de interconhecimento.
Estão abertas as inscrições (gratuitas). Se pretender inscrever-se como orador(a) deverá enviar-nos um breve resumo, identificando o título da sua apresentação, até ao dia 13 de Fevereiro de 2006, juntamente com a ficha de inscrição (disponível em www.aps.pt).
As inscrições para assistir ao Encontro deverão ser enviadas até ao dia 23 de Fevereiro de 2006.
Oportunamente será divulgado o programa detalhado do Encontro.
Pela Comissão Organizadora: Anália Cardoso Torres
Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado à Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Av. Prof. Aníbal de Bettencourt, 91600-189 Lisboa. Tel: 217804738 Fax: 217940274E-mail: aps@ics.ul.pt http://www.aps.pt

Agenda 21 Local

Segundo a edição online do jornal Região Sul, Faro irá iniciar os trabalhos para a implementação de uma Agenda 21 Local.
José Apolinário, Presidente da Autarquia farense, afirma que o desafio é "contribuir para que o trabalho de desenvolvimento de uma nova estratégia de desenvolvimento local, baseada nos nossos actuais recursos ambientais, físicos, humanos, económicos e financeiros, seja efectuado com base numa ampla auscultação de ideias e opiniões, com vista a assegurar a criação de um consenso local em torno de uma nova visão para Faro em 2020".

De forma breve, "foi na Eco 92 que o conceito de sustentabilidade ganhou notoriedade, entrando no discurso político e sendo, assim, propalado um pouco por todo o mundo. Para isso muito contribuiu o principal documento resultante da cimeira, a “Agenda 21”. Este extenso documento aborda, ao longo de 40 capítulos, as mais diversas temáticas relacionadas com a sustentabilidade (desde a protecção da atmosfera, conservação da biodiversidade, ao fomento da participação pública). Em cada capítulo é descrita a situação de base, os objectivos que se pretendem atingir, as actividades a implementar e os meios para o fazer" ( http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=9269&iLingua=1).

10.1.06

Ordem de Serviço de 1931 (uma pérola!)

(para aumentar cliquem no documento)

8.1.06

3.1.06

Lisboa-Dakar no Algarve

O blog Sociologia na UAlg, atento aos eventos na região, deixa aqui algumas fotos desta prova desportiva. (2º dia de prova - zona espectáculo Alcoutim-Martilongo).


(fotos Susana Cabaço)





1.1.06

Norbert Elias


O lugar de Norbert Elias na história intelectual não é fácil de delimitar, pelo menos numa primeira abordagem (...) convém sublinhar a originalidade de um pensamento que soube inventar não só matérias, como também, novas formas de abordar a investigação sociológica; a sua coerência que permite que se cruzem na sua obra um pequeno número de temas a par da diversidade destas matérias; e a sua modernidade, que lhe permite hoje, mais de meio século depois, continuar a inspirar ou traçar o rumo de muitas investigações. Assim será possível compreender o que queria dizer quando afirmava que o seu objectivo era uma "nova revolução coperniciana do pensamento e da sensibilidade".

Natalie Heinich

"A Sociologia de Norbert Elias"


Sugestão:
Site da Fundação de Norbert Elias
http://www.norberteliasfoundation.nl/


 
Who links to me?